O CURSO
Em decorrência da globalização de mercados e dos avanços da tecnologia da informação e comunicação, está havendo uma grande valorização do conhecimento de idiomas, fazendo que o domínio de uma língua estrangeira e o domínio da língua portuguesa seja, cada vez mais, condição básica para inserção do cidadão no mercado de trabalho independente de seu campo de atuação. O profissional formado em Letras trabalha com a linguagem, vive no universo da comunicação e para o enfrentamento de exigências colocadas pelo mundo contemporâneo, são requeridos dos educadores novos objetivos, novas habilidades cognitivas, mais capacidade de pensamento abstrato e flexibilidade de raciocínio, capacidade de percepção de mudanças. Para tanto, repõe-se a necessidade de formação geral e profissional implicando o repensar dos processos de aprendizagem e das formas do aprender, a familiarização com os meios de comunicação e o domínio da linguagem da mídia, o desenvolvimento de competências comunicativas e capacidades criativas para análise de situações novas.
CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
MATRIZ CURRICULAR
Código | Disciplina | Período | C.H. | Pré-requisitos |
(L103) | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 1º Per. | 72 | |
(L101) | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGÜÍSTICOS | 1º Per. | 72 | |
(L104) | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 1º Per. | 72 | |
(L102) | LÍNGUA PORTUGUESA I - HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 1º Per. | 72 | |
(L105) | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 1º Per. | 72 | |
(L106) | ATIVIDADES PRÁTICAS PROGRAMÁVEIS I (METODOLOGIA CIENTÍFICA) | 2º Per. | 72 | |
(L107) | LÍNGUA LATINA | 2º Per. | 72 | |
(L109) | LÍNGUA PORTUGUESA II - FONÉTICA E FONOLOGIA | 2º Per. | 72 | (L102) |
(L108) | LITERATURA PORTUGUESA I: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO | 2º Per. | 72 | (L104) |
(L110) | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 2º Per. | 72 | |
(L113) | ATIVIDADES PRÁTICAS PROGRAMÁVEIS II (TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO) | 3º Per. | 72 | |
(L114) | DIDÁTICA E PLANEJAMENTO | 3º Per. | 72 | |
(L112) | EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3º Per. | 72 | |
(L115) | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3º Per. | 72 | |
(L111) | POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 3º Per. | 72 | |
(L116) | ATIVIDADES PRÁTICAS PROGRAMÁVEIS III (OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL) | 4º Per. | 72 | |
(L119) | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 4º Per. | 198 | |
(L117) | LITERATURA BRASILEIRA I - DAS ORIGENS AO ROMANTISMO | 4º Per. | 72 | (L104) |
(L118) | LITERATURA PORTUGUESA II: DO REALISMO À CONTEMPORÂNEA | 4º Per. | 72 | (L108) |
(L123) | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 5º Per. | 144 | (L119) |
(L121) | LÍNGUA PORTUGUESA III - MORFOLOGIA | 5º Per. | 72 | (L109) |
(L120) | LITERATURA BRASILEIRA II - DO REALISMO AO MODERNISMO DE 1922 | 5º Per. | 72 | (L117) |
(L122) | METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQUISA EM LÍNGUA E LITERATURA | 5º Per. | 72 | |
(L126) | ATIVIDADES PRÁTICAS PROGRAMÁVEIS IV (LIBRAS) | 6º Per. | 72 | |
(L127) | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 6º Per. | 72 | (L123) |
(L144) | HISTORIA, EDUCAÇÃO E CULTURA | 6º Per. | 72 | |
(L124) | LÍNGUA PORTUGUESA IV - SINTAXE | 6º Per. | 72 | (L121) |
(L125) | LITERATURA BRASILEIRA III - CONTEMPORÂNEA - PROSA E POESIA | 6º Per. | 72 | (L120) |
(L129) | ANÁLISE DO DISCURSO | 7º Per. | 72 | |
(L131) | ATIVIDADES PRÁTICAS PROGRAMÁVEIS V (TCC) | 7º Per. | 144 | |
(L128) | LÍNGUA PORTUGUESA V - SEMÂNTICA | 7º Per. | 72 | (L124) |
(L130) | ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL | 7º Per. | 72 | |
(L132) | POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 7º Per. | 72 |