LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS

Aut. PORTARIA No - 109, DE 2 DE JANEIRO DE 2010
Publicação no Diário Oficial Nº. 23 de 03/02/2010
Curso de Letras (Português – respectivas Literaturas)
200 vagas totais anuais
Turno: Noturno

Em decorrência da globalização de mercados e dos avanços da tecnologia da informação e comunicação, está havendo uma grande valorização do conhecimento de idiomas, fazendo que o domínio de uma língua estrangeira e o domínio da língua portuguesa seja, cada vez mais, condição básica para inserção do cidadão no mercado de trabalho independente de seu campo de atuação. O profissional formado em Letras trabalha com a linguagem, vive no universo da comunicação e para o enfrentamento de exigências colocadas pelo mundo contemporâneo, são requeridos dos educadores novos objetivos, novas habilidades cognitivas, mais capacidade de pensamento abstrato e flexibilidade de raciocínio, capacidade de percepção de mudanças. Para tanto, repõe-se a necessidade de formação geral e profissional implicando o repensar dos processos de aprendizagem e das formas do aprender, a familiarização com os meios de comunicação e o domínio da linguagem da mídia, o desenvolvimento de competências comunicativas e capacidades criativas para análise de situações novas.

Assim, na sua concepção, o currículo do curso privilegia os conteúdos necessários ao desenvolvimento das competências exigidas para o exercício profissional tratando-os nas suas diferentes dimensões, tais como: na sua dimensão conceitual – na forma do saber conhecer, teorias, informações, conceitos, na sua dimensão procedimental – na forma do saber fazer e na sua dimensão atitudinal – na forma do saber ser, constituído por valores e atitudes que estarão em jogo na situação profissional.

OBJETIVOS GERAIS:

• Proporcionar ao acadêmico uma fundamentação teórica sólida de leitura e de escrita, permitindo-lhe estabelecer dialogicamente uma relação entre a realidade educacional existente e a realidade desejada;
• Possibilitar ao acadêmico uma formação holística externalizando uma visão sistêmica de mundo, cada vez mais consistente e coesa com as novas mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e profissionais pelas quais passa a sociedade;
• Proporcionar ao acadêmico pressupostos teóricos consistentes permitindo-o uma mudança na concepção do processo de leitura /escrita e de uma transformação da prática pedagógica, imbricada no seu cotidiano;
• Formar profissionais capazes de adequar o universo da língua materna e línguas estrangeiras em suas diversas variedades e usos, percebendo que na sua prática o professor atua como mediador entre o aluno e o conhecimento como aspectos centrais;
• Propiciar espaços importantes a ser, competentemente, preenchidos na luta pela progressiva democratização e transformação dos espaços educacionais;

PERFIL PROFISSIONAL

O Brasil precisa de bons profissionais formados em Letras. O curso de Letras oferece a você a oportunidade de tornar-se professor de literatura, de língua portuguesa e de língua inglesa, além de atuar em outras áreas de trabalho. O curso é para quem pretende aumentar seu nível de instrução e ter maior oportunidade de emprego, conquistando seu espaço no mercado de trabalho.
Dessa forma, em busca de formar bons professores de língua poruguesa, o estudo da literatura, da linguística e da língua portuguesa, a teoria é colocada em prática, com exercícios que envolvem coesão e coerência, leitura, interpretação e produção de textos, além do estágio, que é exigido a partir da metade do curso em diante.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O mercado está aberto e a constante globalização torna essencial a atuação de um profissional de Letras.O profissional de Letras poderá atuar como professor de Línguas Portuguesa  e respectivas literaturas, em escolas, cursos pré-vestibulares ou empresas, como no ensino de Língua Portuguesa, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e nos processos de letramento. Poderá atuar, também, em atividades de editoração, redação, revisão de textos, consultoria e pesquisa junto às novas mídias, empresas e entidades culturais, ou como intérprete e assessor cultural nas áreas de recursos humanos e desenvolvimento empresarial e na organização de eventos e espetáculos, especialmente aqueles ligados à literatura, entre outras atividades viabilizadas pelo perfil do novo profissional de Letras.

MATRIZ CURRICULAR

Código Disciplina Período C.H. Pré-requisitos
(L103) FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 1º Per. 72
(L101) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGÜÍSTICOS 1º Per. 72