PEDAGOGIA
Aut. Portaria Nº. 1.052 de 11/12/2008.
Publicação no Diário Oficial Nº. 142 de 12/12/2008.
Curso de Pedagogia – Licenciatura Plena
150 vagas totais anuais
Turno: Noturno
VER COPIA DO DIÁRIO OFICIAL
Público Alvo
• Concluintes do ensino médio e Cursos Técnicos da Rede Pública e/ou Privada e estejam interessadas em trabalhar na área de Educação em ambientes escolares e/ou não escolares;
• Pessoas que buscam ampliar, atualizar ou aprofundar horizontes profissionais ou intelectuais;
• Interessados em buscar uma formação aprofundada dos principais campos teóricos que possuem o pensamento e o fazer pedagógico;
• Candidatos que desejam atuar na docência, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;
• Pessoas que desejam participar na gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, na elaboração, na execução, no acompanhamento de programas e nas atividades educativas escolares e não escolares;
• Profissionais da educação e demais interessados na área de serviços e apoio educacional;
• Pessoas que desejam a formação superior na área.
Objetivo
Possibilitar ao pedagogo o conhecimento e a compreensão crítica da realidade educacional brasileira e do pensamento pedagógico em suas diferentes influências e implicações. Habilitar o pedagogo, instrumentalizando-o com subsídios técnicos e metodológicos para uma prática de ensino e pesquisa reflexiva, visando a ação transformadora no contexto social em que está inserido. Promover o desenvolvimento da pesquisa científica, buscando novos conhecimentos pedagógicos mediadores de uma prática educativa de caráter interdisciplinar, considerando-se a pluralidade e a diversidade do conhecimento humano.
Finalidades
O curso de Pedagogia da Faculdade ITOP tem como pressuposto que educação é o processo responsável por criar condições para que todas as pessoas desenvolvam suas habilidades e aprendam os conteúdos necessários a construção dos instrumentos de compreensão da realidade e a participação em relações sociais amplas e diversificadas, fundamentos imprescindíveis para o exercício da cidadania e a formação integral do ser. A tendência da educação para as próximas décadas têm como pilares, por se constituírem vias de acesso ao conhecimento e ao convívio democrático: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser. Esta perspectiva enfoca uma nova concepção de educação escolar, dando uma nova dimensão ao trabalho e papel do professor e exige uma formação profissional voltada para o estudo da educação como uma prática social na sua globalidade, levando-se em conta a natureza, as finalidades, os processos formativos e os determinantes sócio-econômicos, políticos e culturais do ato de educar. Assim sendo, o Curso de Pedagogia destina-se à formação de profissionais da educação para atuarem na docência dos diversos níveis de ensino e na organização do trabalho pedagógico, quer no espaço escolar, quer em outras modalidades de educação e em outros espaços sociais onde a atuação deste profissional for requerida, sempre numa perspectiva de promover um ensino crítico e reflexivo que instrumentaliza o indivíduo a intervir na sociedade, tendo em vista a sua transformação e a construção da cidadania.
Mercado de Trabalho
O campo de atuação do pedagogo tem ampliado muito nos últimos anos, desenvolvendo trabalho educacional em diferentes esferas sociais como: escolas de educação básica seja como docente nas séries iniciais, educação infantil e educação especial, nos cursos de ensino médio, na modalidade normal; em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar; desempenha as funções relacionadas a administração escolar, coordenação pedagógica e supervisão em estabelecimentos públicos e privados de ensino. O pedagogo também tem mercado de trabalho em empresas, em setores de ensino e pesquisa, seleção, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Há crescente atuação em trabalhos e projetos de caráter comunitário e de difusão artística, principalmente em organizações não-governamentais, em áreas de saúde e afins, como: hospitais, etc.
Estrutura Curricular do Curso
Nº | Disciplina | Período | C.H. |
01 | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 1º Per. | 68 |
02 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 1º Per. | 68 |
03 | PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 1º Per. | 68 |
04 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 1º Per. | 68 |
05 | TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO | 1º Per. | 68 |
06 | ÉTICA E EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES HUMANAS | 2º Per. | 72 |
07 | LÍNGUA PORTUGUESA | 2º Per. | 72 |
08 | MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 2º Per. | 72 |
09 | PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 2º Per. | 72 |
10 | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 2º Per. | 72 |
11 | ALFABETIZACAO: FUNDAMENTOS PROCESSOS E METODOS | 3º Per. | 72 |
12 | ESTRATEGIA DE LEITURA EM LINGUA PORTUGUESA | 3º Per. | 72 |
13 | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3º Per. | 68 |
14 | ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL | 3º Per. | 68 |
15 | PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 3º Per. | 68 |
16 | AVALIACAO EDUCACIONAL | 4º Per. | 72 |
17 | DIDÁTICA E PLANEJAMENTO | 4º Per. | 72 |
18 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 4º Per. | 88 |
19 | FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO | 4º Per. | 72 |
20 | PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA IV | 4º Per. | 68 |
21 | POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 4º Per. | 72 |
22 | CURRÍCULOS E PROGRAMAS | 5º Per. | 72 |
23 | EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 5º Per. | 68 |
24 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 5º Per. | 88 |
25 | FUNDAMENTOS DA EDUCACAO INFANTIL | 5º Per. | 72 |
26 | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA | 5º Per. | 72 |
27 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 5º Per. | 72 |
28 | DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM ESCOLAR | 6º Per. | 68 |
29 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 6º Per. | 88 |
30 | FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | 6º Per. | 68 |
31 | FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA | 6º Per. | 68 |
32 | FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA | 6º Per. | 68 |
33 | LITERATURA INFANTO-JUVENIL | 6º Per. | 68 |
34 | SEMINÁRIOS INTEGRADOS-I | 6º Per. | 8 |
35 | EDUCACAO, ETNIAS E IDENTIDADE CULTURAL | 7º Per. | 68 |
36 | ESTÁGIO CURRICULAR IV | 7º Per. | 68 |
37 | FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ARTE | 7º Per. | 68 |
38 | FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS | 7º Per. | 68 |
39 | FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA | 7º Per. | 68 |
40 | FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS | 7º Per. | 68 |
41 | SEMINÁRIOS INTEGRADOS- II | 7º Per. | 8 |
42 | EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS | 8º Per. | 68 |
43 | EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE | 8º Per. | 68 |
44 | ESTÁGIO CURRICULAR V | 8º Per. | 68 |
45 | POLíTICAS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO | 8º Per. | 68 |
46 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC | 8º Per. | 68 |
47 | JOGOS, RECREAÇÃO E EDUCAÇÃO | Optativa | 68 |